A Polícia da República de Moçambique (PRM) registou durante a semana passada 41 acidentes de viação, contra 77 do igual período no ano passado, que resultaram em 32 vítimas mortais, 32 feridos graves e 42 ligeiros.
Segundo o porta-voz da PRM, Pedro Cossa, os atropelamentos lideram os casos registados, tendo sido num universo de 20, dos quais seis foram do tipo choque entre carros, sete do tipo despiste e capotamento, três do tipo queda de passageiro.
A fonte afiançou ainda que das causas que concorreram para a ocorrência dos sinistros o destaque vai para o excesso de velocidade, com 11 casos e má travessia de peões com oito.
No que concerne as medidas de combate aos acidentes de viação, a polícia fiscalizou 24.247 viaturas, um processo que culminou com a aplicação de 5.679 multas por diversas irregularidade protagonizadas pelos automobilistas.
Ainda neste período a polícia apreendeu em todo país 101 viaturas por várias irregularidades, para além de 95 cartas de condução apreendidas pelo facto de os seus titulares conduzirem sob efeito do álcool, e foram detidas quatro pessoas por condução ilegal.