O russo Sergey Kirdyapkin conquistou o ouro na marcha masculina dos 50km neste sábado(11), estabelecendo o novo recorde olímpico de 3h35min59s.
O bicampeão de 32 anos reduziu em mais de um segundo do recorde de Alex Schwazer de 3h37min09s e terminou 54 segundos à frente do australiano Jared Tallent, seu melhor tempo e também dentro do recorde olímpico anterior.
O chinês Si Tianfeng levou o bronze em 3h37min16, a sua melhor marca e que se somou ao ouro de Chen Ding e ao bronze de Wang Zhen nos 20km uma semana atrás – as primeiras medalhas da China na marcha masculina.
O trio russo formado por Kirdyapkin, Igor Erokhin e Sergey Bakulin, campeão do mundo do ano passado, era franco favorito às medalhas depois que o italiano Schwazer foi excluído dos Jogos de Londres por ser flagrado no teste de doping para a substância EPO (eritropoietina, hormônio que estimula produção de células vermelhas do sangue) na segunda-feira e não pode defender o título.
Os três lideraram desde o início da corrida de 25 voltas, e faltando 10km para o final se distanciaram de Si, que chegou a abrir uma dianteira de 18 segundos.