O nível geral de preços dos principais bens de consumo e não de consumo registou um agravamento global na ordem de 0,03%, em Julho de 2012, quebrando assim a tendência que se verificou nos últimos três meses.
Contudo, a divisão de alimentação e bebidas não al-coólicas manteve, de forma “tímida”, a tendência de queda de preços dos últimos três meses, ao registar uma diminuição, em Julho último, de cerca de 0,04%, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE).
De Janeiro a Julho últimos, Moçambique registou uma queda do nível geral de preços na ordem de 0,48%, o equivalente a menos 4,16 pontos percentuais relativamente ao mês anterior de Junho, segundo a mesma instituição, realçando que a queda de preços da divisão de alimentação e bebidas não alcoólicas foi a que ditou o comportamento geral de preços ao contribuir com 0,60 ponto percentual.
A cidade de Nampula teve no findo mês de Julho tendência de agravamento de preços na ordem de 0,27%, contra Maputo e Beira que registaram quedas de preços de 0,55% e 0,50%, respectivamente.