Sete atletas dos Camarões desapareceram durante a sua estadia na Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de Londres, informou o Ministério da Educação Física e Desportos do país, na noite de segunda-feira.
Os sete – cinco pugilistas, um nadador e uma jogadora de futebol – teriam abandonado a delegação para permanecer na Europa por razões económicas.
“O que começou como boato finalmente revelo-seu verdadeiro. Sete atletas camaroneses que participavam dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 desapareceram da Vila Olímpica”, disse o chefe da missão, David Ojong, numa mensagem enviada ao ministério.
Ojong afirmou que a guarda-redes reserva da equipe feminina de futebol, Drusille Ngako, foi a primeira a desaparecer. Enquanto as suas companheiras de equipe seguiam para Coventry para seu último encontro preparatório contra a Nova Zelândia, ela desapareceu.
Poucos dias depois, o nadador Paulo Ekane Edingue e os seus pertences pessoais também não foram encontrados no seu quarto. Ojong acrescentou que cinco pugilistas eliminados dos jogos, Thomas Essomba, Christian Donfack Adjoufack, Abdon Mewoli, Blaise Yepmou Mendouo e Serge Ambomo, desapareceram no domingo da Vila Olímpica.
Funcionários do Comité Olímpico Internacional (COI) disseram nesta terça-feira que não ouviram falar nada sobre os atletas desaparecidos.
Não é a primeira vez que atletas camaroneses desaparecem durante competições desportivas internacionais. Em competições passadas dos Jogos Francófanos e os da Comunidade Britânica de Nações (Commonwealth), bem como competições de futebol júnior, vários camaroneses abandonaram as suas delegações sem autorização oficial.