Moçambique já conta com pelo menos 33 postos de abastecimento de combustível a funcionarem nas zonas rurais, número que deverá subir para 45 até ao final do presente ano.
A Presidente do Fundo de Energia (FUNAE), Miquelina Menezes, que revelou o facto, confirmou a construção de mais 12 postos que se espera estejam concluídos até Dezembro próximo, totalizando 45.
A operacionalização deste projecto, iniciado em 2008, é feita em parceria com a empresa Petróleos de Moçambique (PETROMOC), que garante o fornecimento de combustíveis e formação dos trabalhadores.
“Até ao fim do ano teremos um total de 45 postos de abastecimento de combustíveis. Estas infra-estruturas têm garantido a disponibilidade de combustível junto aos centros de produção, catapultando o desenvolvimento de actividades económicas locais, bem como o empoderamento dos agentes económicos”, afirmou a fonte.
Por seu turno, o Ministro da Energia, Salvador Namburete, disse que o prazo para a colocação de bombas de combustíveis, em todos os 128 distritos do país, foi prorrogado para 2014. Mais trinta e cinco bombas serão construídas em 2013 e igual número em 2014.
As bombas de abastecimento de combustíveis estão a ser erguidas no âmbito do Projecto de Expansão do Acesso aos Combustíveis Líquidos ao abrigo do Incentivo Geográfico, que é um fundo criado pelo Governo para apoiar a expansão geográfica de acesso a combustíveis nas zonas recônditas.
Estes empreendimentos têm painéis solares e um sistema de abastecimento de água, isto em zonas onde não há energia eléctrica.