O italiano Alex Schwazer, campeão olímpico da marcha atlética de 50km, foi excluído da Olimpíada de Londres nesta segunda-feira depois de ser flagrado num teste de doping. “Cometi um erro. A minha carreira acabou”, disse Schwazer, que levou o ouro em Pequim-2008, à agência de notícias italiana Ansa.
“Quis ficar mais forte para esta Olimpíada, foi um equívoco.” A confirmação veio depois que o Comité Olímpico Italiano (Coni) disse ter excluído um atleta devido a “um resultado adverso de um teste antidoping”.
Schwazer se tornou um herói na Itália depois de conquistar o ouro olímpico diminuindo em mais de um minuto o recorde de Vyacheslav Ivanenko, que durava 20 anos, em condições desafiadoras. Schwazer, que estabeleceu o recorde italiano na marcha de 20km em março, era uma das esperanças de medalha de ouro de seu país.
Os italianos rapidamente foram à página do atleta no Facebook, onde ele tem mais de 8 mil fãs, para demonstrar sua decepção e sua raiva. “É melhor chegar em último pelos seus próprios esforços do que vencer com ajuda. Que vergonha!”, escreveu um.
No mês passado, Schwazer disse que não competiria nos 20km e que se concentraria nos 50km, afirmando ter tomado a decisão com os técnicos da equipe depois de sofrer uma gripe.