A Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) ordenou a suspensão imediata das actividades laborais nas obras Fomento-Armazéns, localizadas ao longo da Estrada Nacional nº4, no Bairro do Fomento, cidade da Matola, Província de Maputo, que apresentam sinais graves de perigo de vida para os trabalhadores, por falta de segurança.
De acordo com um comunicado da IGT, as obras, adjudicadas à empresa de construção civil ATA Construções, estavam a ser executadas sem o mínimo de segurança recomendável para o tipo de actividade, pondo assim em perigo a vida da massa laboral nelas envolvida. A falta de capacetes de protecção, falta de pranchas nos handaimes, falta de calçado apropriado para o tipo de obras, falta de casas de banho, vestuário de trabalho para todos os trabalhadores, foram algumas das irregularidades constatadas pela brigada de inspecção de Trabalho da Província de Maputo que trabalhou recentemente naquele empreendimento.
Segundo o mesmo comunicado o levantamento da suspensão só será feita mediante uma vistoria e após concluir-se que houve correcção de todas as irregularidades constatadas pela brigada de inspecção.