Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Líder de oposição russo é indiciado por furto

Investigadores russos indiciaram, Terça-feira (31), o blogueiro e líder oposicionista Alexei Navalny por suspeita de furto, ameaçando um dos mais inflamados adversários do presidente Vladimir Putin com uma pena de até dez anos de prisão.

O Comité Investigativo federal disse em nota que Navalny foi indiciado por suspeita de furtar madeira duma estatal quando era consultor de um governo regional, em 2009. Ele foi proibido de deixar a Rússia.

Os adversários de Putin dizem que o presidente tem perseguido a oposição desde que iniciou o seu novo mandato de seis anos, em Maio.

“Fui indiciado e recebi ordens de não sair do país”, disse Navalny, de 36 anos, ao sair da sede do Comité Investigativo, em Moscovo.

“Isso é realmente bem absurdo e bem estranho, porque eles já mudaram completamente a essência da acusação, em comparação ao que era antes.”

Os advogados de Navalny disseram, Sexta-feira (27), que já esperavam o seu indiciamento pelo caso na província de Kirov, depois duma investigação iniciada em 2010.

Mas eles esperavam que o activista fosse indiciado por outra acusação, que acarreta pena de até cinco anos. Navalny, que é advogado, disse pelo Twitter que pode ser condenado a até dez anos.

Ele esteve entre os líderes dos grandes protestos contra Putin motivados por acusações de fraude numas eleições parlamentares de Dezembro, vencidas pelo partido governista Rússia Unida.

Nos últimos meses, o governo sancionou uma lei que aumenta as multas para protestos não autorizados e reforça a fiscalização sobre campanhas e grupos de pressão financiados pelo exterior.

Navalny foi detido várias vezes por infracções administrativas relacionadas aos protestos, os quais às vezes reuniram mais de 100 mil pessoas, abalando a autoridade e Putin. Mas até agora ele nunca havia sido indiciado por nenhum crime grave.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts