O Partido Democrata dos Estados Unidos quer incluir pela primeira vez o apoio ao casamento gay na sua plataforma eleitoral deste ano, disse uma fonte partidária, esta Segunda-feira (30).
O comité responsável pela redacção da plataforma aprovou, Domingo (29), por unanimidade o apoio ao casamento homossexual entre as posições políticas a serem apresentadas à convenção do começo de Setembro em Charlotte, na Carolina do Norte, onde o presidente Barack Obama será oficializado como candidato à reeleição.
A aprovação foi noticiada no The Washington Blade. Segundo a reportagem, a plataforma democrata também vai rejeitar a Lei de Defesa do Casamento, aprovada em 1996, que define o casamento como a união dum homem com uma mulher e proíbe a concessão de benefícios federais aos homossexuais casados legalmente.
O governo Obama disse, ano passado, que não apoia mais essa lei. O virtual rival de Obama nas eleições, o republicano Mitt Romney, é contra o casamento gay e promete defender o “casamento tradicional” caso seja eleito a 6 de Novembro.
Em Maio, Obama tornou-se o primeiro presidente dos Estados Unidos a defender a legalização do casamento homossexual, o que já acontece em seis Estados do país e no Distrito de Columbia (distrito federal). Outros 30 Estados proíbem expressamente a prática.