Cerca de 2,5 biliões de dólares norte-americanos é quanto o Governo dos Estados Unidos da América (EUA) canalizou para Moçambique em acções humanitárias e em apoio à implementação de vários projectos de desenvolvimento socioeconómico do país.
Os mesmos estão em implementação há 28 anos e destinam-se ao reforço da segurança alimentar, aquisição de bens diversos e reconstrução de infra-estruturas, segundo a Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento internacional (USAiD) no seu balanço das actividades desenvolvidas em Moçambique desde 1984.
Um outro valor adicional de cerca de 185 milhões de dólares norte-americanos deverá ser canalizado anualmente até 2014 pelos EUA no quadro da sua Estratégia de Assistência a Moçambique a acontecer ao longo dos próximos três anos.
A USAiD indica, por outro lado, que as diferentes reformas em curso no país podem ter um impacto rápido, “mas os aspectos essenciais do crescimento sustentável e da redução da pobreza exigem um investimento a longo prazo na capacidade humana, melhoria da educação, organização e disciplina do povo moçambicano”.
Acrescenta, entretanto, que “estamos entusiasmados quanto às perspectivas de desenvolvimento deste país e ansiosos por contribuir para que Moçambique aproveite, de forma sustentável, o seu enorme potencial”.