Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Exportação de madeira em toros cai 7%

Dados oficiais indicam que está em queda a quantidade de madeira a ser exportada em toros. Efectivamente, dados da Direcção Nacional de Terras e Florestas referem que a exportação de madeira moçambicana em toros reduziu em cerca de 7% no primeiro semestre de 2012, comparativamente a igual período de 2011, atingindo perto de 330 mil metros cúbicos.

A madeira moçambicana é largamente exportada para os mercados da China, África do Sul, Alemanha, Japão, França, Maurícias, Malásia, Tailândia, Tanzânia, Portugal, israel, vietname, Singapura, Turquia, Zimbabué, Botsuana, Croácia, Namíbia, Dubai, Índia, Paquistão, Estados Unidos da América (EUA), ilhas Reunião e Itália.

Em relação à madeira serrada e de travessas, aquela instituição adstrita ao Ministério da Agricultura (MiNAG) salienta que este sector registou um aumento em 9% e 183%, respectivamente, atingindo volumes de 87.650 metros cúbicos e 926 metros cúbicos.

A mesma instituição indica ainda que, no primeiro semestre de 2012, foram aplicadas 574 multas por exploração ilegal de madeira, resultando em cerca de 40,1 milhões de meticais, dos quais apenas foram já cobrados 19 milhões de meticais pelo Estado moçambicano.

No geral, o sector de Florestas e Fauna Bravia registou no mesmo período uma receita de cerca de 113,8 milhões de meticais, resultado de licenciamento, multas, venda de produtos apreendidos, com destaque para pontas de rinocerontes e marfim.

Do valor de receitas, cerca de 80% provêm do licenciamento, 13% da cobrança de multas, 2% da venda de produtos florestais apreendidos e 2% de fontes como pagamento da taxa de derrube de árvores.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts