A população da unidade comunal Samora Machel, bairro de Mutava-Rex, arredores da cidade de Nampula acordou na manhã desta quinta-feira (26) num clima de tensão causado pela descoberta de três corpos sem vida no interior de um poço. Os Bombeiros de Nampula, chamados ao local, mostraram a sua incapacidade em retirar os corpos do interior do poço devido a falta de material adequado para o efeito.
Segundo declarações de testemunhas oculares no local, o crime terá acontecido no passado sábado, quando um homem, identificado pelo nome de José Joaquim, decidiu tirar a vida da sua esposa e do filho menor, de apenas um ano de idade, alegadamente devido a maus tratos que sofria por parte da sua parceira com quem vivia há pelo menos três anos.
Depois de consumado o duplo homicídio José terá tentado enganar a família da sua malograda companheira inventando o seu desaparecimento e foi visto esta quarta-feira a ingerir bebidas alcoólicas, ao que tudo indica com dinheiro fornecido pela família da finada para a sua busca.
Entretanto, e através de uma mensagem escrita na sua residência, foi possível apurar que o homicida terá se arrependido do seu macabro acto e decidiu por termo a sua vida ingerindo veneno, um produto usado para matar ratos, e de seguida atirou-se para o fundo do mesmo poço para onde lançara os corpos da sua mulher e filho.
“Eu chamo-me José Joaquim. Já matei a minha mulher junto com o meu filho e já deitei no poço e eu já tomei ratex. O problema é por causa de trabalho, também, já fiz merda com o meu Boss Silva por causa de salário era pouco. Desculpa, desculpa. Família fica a comer, Soni está no poço com a mãe dele. Pai, família eu também já se deitou no poço” esta é a transcrição da mensagem escrita encontrada na residência do casal.
Bombeiros sem meios para recolher os corpos
Mais uma vez o corpo dos Bombeiros mostrou a sua incapacidade em lidar com situações de emergência para qual deveria estar preparada. O poço onde os corpos foram encontrados estava seco e é estreito, com uma profundidade de cerca de 18 metros, e os Bombeiros não dispunham de escadas ou cordas para descer ao fundo e remover os corpos sem vida.
Acabou por ser um popular voluntário a descer ao fundo do poço e apoiado por outros conseguiu retirar o corpo sem vida de José. Segundo o jovem Ahade, de 27 anos, que desceu ao fundo do poço, os dois corpos que lá estão já estão apresentar sinais de degradação o que o debilitou e dificulta a sua remoção.
As autoridades comunitárias do bairro de Mutava-rex mostraram-se preocupadas com o recrudescimento dos índices de criminalidade, sobretudo, casos de suicídio de cidadãos na tentativa de resolver problemas sociais ao nível das suas famílias. Graciano Soares, secretário do bairro de Mutava-Rex, deu a conhecer que trata-se do segundo caso que se regista neste ano naquela zona residencial. Segundo explicou a fonte, no princípio do mês de Março do corrente ano, foi encontrado o corpo de uma mulher de 40 anos de idade, vítima de agressão e estrangulamento por desconhecidos, numa mata da região.