Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Moçambique vai importar 360 mil toneladas de fertilizantes

Moçambique vai importar, durante o próximo triénio (2013-2015), cerca de 360 mil toneladas de fertilizantes diversos, para garantir maior produção e produtividade no sector agrário.

Segundo a Estratégia de Fertilizantes apreciada e aprovada, Terça-feira (24), pelo Conselho de Ministros, está prevista para o próximo ano a aquisição de 90 mil toneladas.

Em 2014, o plano prevê a compra de 120 mil toneladas e, no ano seguinte, 150 mil toneladas destes insumos agrícolas. Com esta medida, pretende-se aumentar a disponibilidade e consumo de fertilizantes no país.

Aliás, a estratégia em causa visa fundamentalmente estimular e promover o mercado (oferta e procura) de fertilizantes pelo sector produtivo, de modo a melhorar a produtividade das culturas e do solo, garantindo a qualidade do ambiente.

O plano contempla ainda o programa de subsídio de fertilizantes até 2016, beneficiando pelos menos 200 mil produtores.

Cerca de 50 por cento das zonas de produção por distrito, bem com as áreas rurais consideradas recônditas, poderão ser cobertas pela rede de lojas de insumos agrícolas até 2016. Com esta medida, pretende-se facilitar o acesso dos agricultores aos fertilizantes.

Segundo o “Diario de Moçambique”, o Governo irá tomar outras medidas adicionais, tais como a instalação de quatro laboratórios de análise de qualidade de fertilizantes, sendo um a abrir já no próximo ano, dois em 2014 e um em 2015.

Por outro lado, serão recrutados 26 inspectores de fertilizantes, sendo dois em cada província e quatro a nível central, capacitados outros 22 e de 40 técnicos de laboratório.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts