Numa altura em que a Empresa Electricidade Moçambique (EDM) anuncia a interligação online dos seus postos de venda de energia pré-paga (Sistema Credelec) na capital moçambicana, centenas de clientes estão a desesperar em filas longas nos vários postos existentes na cidade e província de Maputo.
Vários clientes da EDM, ouvidos pelo nossa reportagem, afirmaram que as longas filas não são uma novidade mas desde o passado domingo que tem sido relativamente maiores incluindo na cidade de Maputo onde o sistema terá sido melhorado.
O processo de compra não só é demorado mas muitas vezes pára, de acordo os operadores dos postos de venda “o sistema tem caído muito”.
Esta manhã a nossa reportagem tentou obter ouvir à EDM mas o Director de Comunicação e Imagem mostrou-se indisponível e, mesmo o porta voz da EDM, não esteva disponível para prestar declarações à Imprensa. Entretanto procuramos o Provedor do Cliente mas fomos informados que encontra-se de férias.
Serviços deviam estar online pelo menos na capital
Recorde-se que esta segunda-feira (23) a EDM anúncio que os serviços de pré-pagos de energia começaram a funcionar numa plataforma online na capital do país no domingo. Até esta data, segundo o Director comercial da EDM, José Buque, a empresa operava somente com sistemas isolados ou off-line.
A EDM tem neste momento pouco mais 1 milhão de clientes em todo país dos quais cerca de 800 mil estão a usar os serviços de pré-pagamento (Credelec). Na cidade de Maputo 215 mil clientes usam os serviços credelec
Refira-se que o actual sistema Credelec em funcionamento, para além dos constrangimentos mencionados, obriga aos clientes a comprarem energia eléctrica sempre no Posto de Venda sob pena de pagar várias vezes os serviços extras que são cobrados na factura, nomeadamente a taxa do lixo e rádio.