A pior tempestade que atingiu a capital da China, Pequim, em seis décadas matou 37 pessoas, alagou ruas e prendeu 80 mil pessoas no principal aeroporto da cidade, disse a mídia estatal do governo neste domingo.
A tempestade, que começou na tarde de sábado(21) e continuou até tarde da noite, inundou as principais estradas e mandou torrentes de água para passagens subterrâneas, que desabaram.
O governo da cidade de Pequim disse em seu microblog oficial que ao menos 37 pessoas morreram, incluindo 25 afogados, seis em casas que desabaram, cinco eletrocutados e um atingido por um raio. Mais de 500 voos foram cancelados no Aeroporto Internacional de Pequim, adicionou o Beijing News.
O sistema de metropolitano foi largamente afetado pelas enchentes, mas ficou lotado de pessoas desesperadas para chegar em casa, incapazes de usar carros, autocarros ou táxis. A cidade recebeu 170 milímetros de chuva em média, mas um município do distrito de Fangshan, a oeste de Pequim, foi atingido por 460 milímetros.
A prefeitura de Pequim afirmou em seu website que está trabalhando para recuperar as condições da metrópole, e alertou as pessoas que se preparem para a continuação do mau tempo. “Os meteorologistas dizem que do final de julho ao início de setembro a cidade está propensa a inundações, e que poderiam haver mais grandes tempestades ou condições extremas”, disse o governo da cidade.