Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Mau cheiro no mercado 25 de Junho vai persistir até a conclusão das obras do novo Matadouro em Nampula

O Conselho Municipal da cidade de Nampula garante que o mau cheiro originado pelas águas escuras devido às péssimas condições do sistema de esgoto no mercado do Matadouro, bairro de Muatala, incluindo a deposição de excrementos ao relento só poderão ser ultrapassados definitivamente com a conclusão das obras de construção do novo matadouro de gados.

Estes dados foram revelados à nossa Reportagem pelo porta-voz do Conselho Municipal de Nampula, Abdul Paulo, quando confrontado sobre as constantes reclamações dos vendedores de diversos produtos naquele mercado.

Paulo disse que, presentemente, decorrem trabalhos visando eliminar de forma paulatina estes problemas através das equipas da edilidade que tentam reduzir as quantidades dos excrementos. Em relação à falta de higiene, disse que trata-se de uma questão que é verificada em quase todos os mercados com a excepção do mercado central, mas há necessidade da criação de uma comissão de limpeza cujo chefe deve ser um dos vendedores.

Os vendedores dos mercados devem, também, empenhar-se na manutenção da limpeza e gestão dos resíduos sólidos porque eles são os beneficiários mais directos – acrescentou a fonte. O nosso entrevistado recordou que quando foi instalado o matadouro no bairro de Muatala a zona não era, ainda, ocupada pelos munícipes, mas por causa do crescimento da taxa demográfica que o município está a registar incluindo a expansão da própria cidade, o espaço que estava reservado para a realização dos trabalhos de abate de animais foi sendo reduzido com a construção de residências.

Entretanto, aquele responsável tranquilizou a população residente nas imediações do matadouro no sentido de aguardarem a data, ainda por definir, da inauguração do novo matadouro. De acordo com Abdul Paulo, trata-se de uma infra-estrutura imponente de raiz com todas as necessidades que a activcidade de abate de animais exige.

De referir que as reclamações dos comerciantes do mercado de matadouro sobre o mau cheiro aliado a falta de higiene são questões que já tem barba branca e as entidades competentes nada fazem visando solucionar o problema que regista-se em quase todos os mercados da cidade de Nampula, facto que constitui um autêntico atentado à saúde pública porque muitos dos vendedores não dispõem de barracas para a venda dos seus procutos em melhores condições para evitar que as moscas pousam, sobretudo, nos produtos de consumo imediato.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts