Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta à Tina se podes continuar com tua namorada se ela é seropositiva

Oi Tina. Chamo-me Manuel. A minha namorada é seropositiva e disse-me isso ontem. Será que posso continuar com ela ou não?

Oi, meu bem! Deixa-me dizer-te que imagino que estejas com medo, transtornado talvez! Não te posso responder com um SIM ou um NÃO porque no fim de contas a consciência é tua e ninguém te pode obrigar a fazer nada que tu não queiras.

Mas vamos lá clarificar algumas coisas. Em primeiro lugar, Manuel, é importante que tu te lembres que a tua namorada é uma pessoa normal como qualquer outra. Ela está a viver com o HIV, que é uma infecção crónica e transmissível. Mas ela não se tornou em algum monstro a quem se deve manter distância, percebes?

Os aspectos chaves são estes: é crónica e transmissível. Isto significa que ela vai viver com o HIV para o resto da vida e que ela pode contaminar outra pessoa.

Mas há formas 1) de prevenção da transmissão do HIV, utilizando o preservativo feminino ou masculino e 2) de prevenção do SIDA (que é o estado em que o corpo perde a capacidade de lutar contra o HIV) vivendo de forma positiva, como se diz (ter uma vida saudável, comer bem, repousar, tomar vitaminas recomendadas pelo/a médico/a).

A única coisa que posso sugerir é que TAMBÉM FAÇAS O TESTE! Isto é muito importante para ti também porque, se também estiveres infectado, podes encontrar formas de tomar conta da tua saúde de forma a evitares o SIDA. Por agora aconselho-vos a usar SEMPRE o preservativo.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *