Moçambique espera arrecadar, até finais de 2012, cerca de USD144,5 milhões na exportação de açúcar para a União Europeia e Estados Unidos da América (EUA), entre outros mercados externos.
Este nível de receitas está nas previsões do Ministério da Agricultura para o mesmo período, apesar da queda registada nos preços de açúcar amarelo e branco, entre Junho de 2011 e Junho de 2012, em cerca de metade, segundo o Centro de Promoção da Agricultura (CEPAGRI), instituição dependente daquele departamento governamental.
Segundo a mesma instituição, os altos e voláteis preços internacionais de açúcar que se vinham verificando nos anos passados começaram a cair a partir dos meados de 2011, situação que prevaleceu durante o primeiro semestre de 2012, apesar do pequeno aumento verificado em Março último, “sem, contudo, distorcer a tendência que se vem verificando”, explica o CEPAGRI, no seu documento contendo o balanço do Plano Económico e Social (PES) 2012 referente ao primeiro semestre do corrente ano.
O CEPAGRI elucida que o aumento dos preços registado em Março de 2012 no mercado internacional é resultado do aumento na produção mundial da campanha 2011/2012 que resultou num excedente mundial de cerca de 8,6 milhões de toneladas, pela primeira vez depois dos sucessivos anos de défice mundial.
Agosto de 2012 Em Junho último, o preço de açúcar reduziu de 672 dólares por tonelada, em Julho de 2011, para 431 por tonelada, para o açúcar amarelo, enquanto no mesmo período o preço mundial de açúcar branco baixou de 786 dólares para 529 dólares norte-americanos também por tonelada.
Mesmo com esta descida brusca, os preços continuam atraentes e as previsões actuais indicam que os mesmos vão continuar em alta nos próximos meses devido à maior procura de açúcar no mercado internacional, prevendo-se que sejam nos níveis de 440 dólares por tonelada de açúcar amarelo e 542 dólares norte-americanos por tonelada de açúcar branco, no mês de Agosto de 2012.