A economia moçambicana registou um crescimento de 8,1% no quarto trimestre de 2012, mercê do desempenho positivo das áreas da indústria extractiva com 35,5%, construção com 16,1% e da indústria transformadora com 9,9%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Relativamente ao trimestre anterior, a economia moçambicana cresceu 3,5%, segundo ainda o INE, que, entretanto, indica que no período em análise o Indicador do Clima Económico registou um comportamento ascendente relativamente ao trimestre anterior.
Este comportamento deveu-se a uma tendência positiva dos sectores do transporte e do Comércio, enquanto o Indicador de Expectativa de Emprego experimentou também idêntica tendência face ao trimestre anterior.
Volume de negócios
No concernente ao volume de negócios, o quarto trimestre de 2011 foi caracterizado pela sua queda face ao período homólogo de 2010, em 0,8%, situação explicada pela diminuição do volume de negócios da indústria.
Em relação ao trimestre anterior, este indicador também decresceu na ordem de 11,2%, sustentado pela queda da indústria, transportes e comunicações e do comércio.
Entretanto e de acordo igualmente com o INE, a área de produção e distribuição da energia eléctrica registou um crescimento da oferta total deste recurso, face ao trimestre homólogo de 2010, em cerca de 9,2%, e o consumo interno aumentou em cerca de 5,1%.
A exportação da energia cresceu em termos homólogos em cerca de 12,4%.