O Athletic Bilbao e o Atlético de Madri superaram os seus adversários alemães e avançaram na quinta-feira para as semifinais da Liga Europa, enquanto o Valencia liquidou o AZ Alkmaar, consolidando a hegemonia espanhola. O português Sporting foi o outro classificado para a semifinal 100 por cento ibérica, ao empatar em 1 x 1 na Ucrânia com o Metalist Kharkiv, depois de ganhar o jogo da primeira mão por 2 x 1.
O Athletic, que na fase passada eliminou o Manchester United, voltou a apresentar o jogo vistoso que caracteriza os clubes do argentino Marcelo Bielsa. O empate em casa por 2 x 2 com o Schalke 04 bastou, por causa do 4 x 2 do jogo da primeira mão.
O Atlético ganhou do Hanover 96 por 2 x 1, fora de casa, com um golo de Radamel Falcao aos 42 minutos do segundo tempo. O jogo da primeira mão já havia sido 2 x 1 para os espanhóis.
Adil Rami marcou dois golos no começo do jogo e deu tranquilidade ao Valencia para vencer os holandeses do AZ por 4 x 0, revertendo a derrota de 2 x 1 no primeiro jogo.
O Atlético de Madri enfrenta o Valencia na semifinal, e o Athletic Bilbao joga contra o Sporting.