Simplex Mthala, de 24 anos de idade, com 1.79 de altura, é o guarda-redes do Vilankulo FC, tendo nascido no Lilongwe, capital do Mala- wi, a 24 de Fevereiro (de 1988). Descobriu o seu talento no futebol em 2003 quando pela primeira vez fez parte de um clube profissional do seu país, o Kamuzu Barracks Youth, onde permaneceu dois anos.
Aos 17 anos, chegou ao M.T.L. Wanderers FC onde ganhou experiência e notabilidade como guarda-redes durante os seis anos em que alinhou no plantel daquele clube. A Moçambique chega em 2011 pela mão da Liga Muçulmana e no seu primeiro ano no plantel daquele clube tornou-se campeão nacional.
Porque o que é bom dura pouco, Simplex rumou nesta temporada 2012 para o Município de Vilankulo a fim de ajudar a equipa local a atingir os seus objectivos para o presente Moçambola, que no seu sector consistem em não sofrer golo nenhum.
Apesar de não temer nenhuma equipa no Moçambola, Simplex tem ainda a Liga Desportiva Muçulmana de Maputo como equipa de coração a ponto de achar que é a melhor equipa do país e por ter sido lá onde se viu crescer como guarda-redes.
Teme o Telinho e o seu remate. A sua fonte de inspiração é Sanudi, o guarda-redes principal da selecção do Malawi, em que é suplente.
Cidadão Simplex
Simplex é um cidadão malawiano que chegou a Moçambique em 2011 como jogador de futebol. Casado, é Pai de 2 filhos e tem a sorte, rara entre os jogadores do seu espécime, de viver em Vilankulo com a sua família.
Como jogador de futebol, afirma não ser difícil dividir-se em Chefe de Família bastando, para isso, saber dividir o seu tempo visto que quando não se está no campo de futebol, é com a família que se deve estar.