Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Makwaela em louvor a Mulher Moçambicana

Em 2012 na noite em que, mais uma vez, se irá celebrar o dia da Mulher Moçambicana, 07 de Abril, o Grupo de Makwaela dos TPM promete servir a dança a uma temperatura artística quente. É que não encontra a melhor forma de congratular às companheiras, às educadora, às batalhadoras, “às que carregam o mundo nos seus ventres”.

Nos últimos tempos o Grupo de Makwaela dos TPM dedicou tempo a pesquisar novas formas de realizar a dança makweala. Como tal, no seu novo repertório conseguiu mesclar vários tipos de dança daquele género musical praticados em diversas partes da África Austral.

Trata-se de uma coreografia com uma perspectiva futurista e inovadora. Ao que tudo indica, o colectivo não encontra melhor figura na sociedade moçambicana – diferente da Mulher – para dedicar a sua nova criação.

Por essa razão, no final do dia 7 de Abril – a efeméride que marca a celebração do dia da Mulher Moçambicana – o Centro Cultural Franco-Moçambicano será palco de uma festa da dança sem precedentes. O evento começa às 20.30 horas.

Refira-se que, nos últimos tempos, o referido grupo tem estado a trabalhar constantemente com Pérola Jaime, uma das mais representativas mulher da arte de dançar no país. É por essa razão que o espectáculo decorre, igualmente, no âmbito das parcerias existente entre o grupo e a Academia Perola´s Dance, uma nova organização vocacionada ao ensino e prática da Dança em Maputo, que irá apresentar o seu primeiro concerto no mesmo dia.

Muita energia, vigor, calor e, sobretudo, informes acerca das vicissitudes que se operam nas sociedades modernas são algumas das qualidades que as coreografias a serem apresentadas no sábado contêm. Refira-se que a Academia Pérola´s Dance, recentemente criada, surge da necessidade de se massificar o ensino artístico de qualidade a todos os níveis, cobrindo diferentes faixas etárias.

É por essa razão que, respondendo ao apelo dos jovens que participaram nos X Jogos Africanos (realizado em 2011 em Maputo) no sentido de aprimorar o seu aprendizado em relação a dança, muito em particular no contexto dos ensaios da coreografia África Mítica, a Academia Pérola´s Dance realiza eventos de carácter (in)formativo sobre a dança em que participam os jovens.

E mais, foi nesse contexto que Pérola Jaime decidiu criar uma Academia de Dança em Maputo e em Chibuto, como forma de contribuir para o livre acesso à prática daquela actividade cultural por parte dos interessados.

Por seu turno, O Grupo de Makwaela dos TPM é o maior símbolo nacional de persistência e preservação da dança género de dança que dá nome à colectividade. Aliás, durante muitos anos o movimento superou adversidades sociais, políticas e económica sob a liderança do mestre Mabjeca já falecido.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts