O Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA) vai desembolsar nove mi lhões de dólares norteamericanos para financiar a construção e equipamento do projecto do Hospital Geral de Nampula, Norte de Moçambique.
O acordo nesse sentido foi rubricado, Segunda-feira última, em Cartum, entre o BADEA e o Governo moçambicano, à margem da reunião anual do Banco Islâmico de Desenvolvimento que decorre na capital sudanesa de 01 a 04 de Abril corrente.
O empréstimo, que deve ser reembolsado num período de 30 anos, prevê um período de graça de dez anos e tem uma taxa de juros anual de um por cento, segundo indica um comunicado de imprensa do Ministério moçambicano das Finanças, recebido pela AIM.
O projecto visa apoiar um dos objectivos prioritários do Governo que é o melhoramento dos serviços de saúde, sua expansão e cobertura, com particular incidência aos problemas de saúde materna e infantil, reduzindo a taxa de mortalidade em crianças e mães.
Até o final de Março último, a ajuda total do BADEA para Moçambique era de cerca de 229,8 milhões de dólares.
O Ministro das Finanças, Manuel Chang, assinou o acordo em nome do Governo moçambicano, e o Director-Geral do BADEA, Abdelaziz Khelef, em representação da instituição financeira.