A empresa Bananalândia, com sede no distrito de Boane, província de Maputo, Sul de Moçambique, quer mais terra para expandir o seu negócio de cultivo e exportação de bananas, segundo a Televisão de Moçambique TVM), a estação pública nacional.
Para além de Boane, o grupo detém plantações também em Goba e na Moamba, na província de Maputo, numa área total superior a mil hectares, empregando dois mil trabalhadores.
Do total da banana produzida, 80 por cento é exportado para a África do Sul, Swazilândia e Botswana. Assim, anualmente, a bananalândia exporta acima de 40 mil toneladas.
As autoridades distritais vêm com bons olhos a existência de projectos desta natureza, mas diz que conceder mais espaço não se revela fácil neste momento devido às solicitações que são enormes.
Para além da fruta, o distrito de Boane destaca-se também pela produção de hortícolas. Boane contabiliza mais de setecentos hectares de banana e é o maior produtor desta fruta no país. As plantações comerciais de banana estão a promover emprego considerável.
Desde o início da actividade, em 2000, mais de 1.500 pessoas encontraram colocação directa nos empreendimentos, para além de centenas de revendedores singulares da banana, um pouco por toda a cidade de Maputo e arredores.
Grande parte da mão-de-obra envolvida não tem escolarização e aufere o salário mínimo nacional vigente para o sector. Os ganhos são identificados também a nível da colocação da produção.