Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Rússia fecha Praça Vermelha e detém dezenas de ativistas

Autoridades russas fecharam a Praça Vermelha de Moscovo neste domingo e detiveram dezenas de pessoas que tentavam fazer um protesto silencioso contra o governo. As prisões fizeram a oposição acusar o governo de negar aos russos o direito à livre reunião.

Centenas de pessoas responderam à convocação na Internet para reunirem-se na Praça Vermelha, fora do Kremlin, usando laços ou roupas brancas como símbolo de protesto, mas encontraram fechados os portões de ferro da praça.

A polícia prendeu quatro pessoas que rumavam para a praça a partir de uma estação de metro próxima e depois retirou pessoas que estavam na multidão diante dos portões e as colocou em autocarros.

Um porta-voz da polícia afirmou que cerca de 55 pessoas foram detidas próximo da Praça Vermelha por “tentativa de realizar um protesto não permitido”. Líderes da oposição afirmam que o governo viola o direito constitucional de livre reunião ao exigir permissão de autoridades locais para protestos em ruas. A polícia frequentemente dispersa protestos não sancionados e prende manifestantes.

Ativistas da oposição realizaram vários pequenos protestos sem permissão de autoridades desde a polémica eleição de dezembro vencida pelo partido de Vladimir Putin, enquanto outras manifestações receberam permissão.

Putin, presidente da Rússia entre 2000 e 2008 e atualmente primeiro-ministro, obteve um novo mandato presidencial em 4 de março e será empossado em 7 de maio. Ele poderá tentar uma reeleição em seis anos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts