Duas explosões, uma na cidade costeira de Mombassa, Quénia, e em uma cidade próxima mataram uma pessoa e feriram mais de 20 neste sábado, na mais recente onda de ataques no país do leste africano desde que enviou tropas para a vizinha Somália.
A Cruz Vermelha no Quénia confirmou uma pessoa morta no ataque na cidade de Mtwapa, próxima a Mombassa, e disse que 24 pessoas haviam sido levada ao hospital, duas em estado grave. Ao menos cinco pessoas foram feridas em um ataque com granada em um restaurante lotado neste sábado, informaram a mídia local e uma fonte da polícia, após uma outra explosão mais cedo ter ferido 10 pessoas nos arredores da cidade.
A mídia local e a polícia disseram que a primeira explosão foi provavelmente uma granada que explodiu em um encontro religioso em Mtwapa, mas ainda não havia confirmação oficial.
O país do leste africano tem sofrido uma série de ataques de granada desde que enviou tropas além da fronteira com a Somália para lutar contra os rebeldes Shabaab. Mombassa é um popular destino de férias e muitos quenianos e estrangeiros planeiam ir para lá durante o feriado de Páscoa.
No começo do mês a polícia queniana prendeu quatro pessoas após um ataque de granadas numa estação de autocarros em Nairóbi atribuída a extremistas islâmicos somalis, mas depois os soltou sob liberdade condicional até o fim das investigações.