Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Primeiro Ministro de Portugal visita Moçambique em Abril

Pedro Passos Coelho, Primeiro-ministro português, efectua visita oficial de dois dias a Moçambique, entre 9 e 10 de Abril, para a assinatura dos acordos relativos à Hidroeléctrica de Cahora-Bassa (HCB)”, anunciou esta Sexta-feira o Governo moçambicano.

Uma nota do gabinete do Primeiro-ministro diz ainda que, durante a sua permanência na capital moçambicana, Maputo, Passos Coelho tem previsto um encontro com o Chefe do Estado moçambicano, Armando Guebuza.

Recorde-se que esta Quarta-feira, o Ministério moçambicano da Energia informou, em Maputo, que Portugal vai sair da gestão da barragem de Cahora Bassa até 2014, transferindo numa primeira fase 7,5 por cento dos 15 por cento que ainda detém, em resultado de negociações entre os governos português e moçambicano realizadas entre 25 e 28 de Março corrente na capital portugues, Lisboa. O ministro moçambicano da Energia, Salvador Namburete, foi recebido no dia 28 de Março por Pedro Passos Coelho, onde o dossier HCB, empreendimento localizado na província central de Tete, em Moçambique, foi um dos assuntos abordados.

A transmissão dos 7,5 por cento remanescentes deverá efectivar-se no prazo máximo de dois anos, passando o Estado moçambicano a deter a totalidade do capital social da HCB. Portugal vendeu a maioria das acções da HCB ao Estado moçambicano em 2007, passando Moçambique a deter 85 por cento das acções. Para o efeito, Moçambique pagou 700 milhões de dólares EUA.

Anteriormente, Moçambique controlava apenas 18 por cento do empreendimento e Portugal 82 por cento.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts