É final da tarde na cidade de Dongyang, no leste da China, e os pais, ansiosos, buscam os seus filhos depois de um dia agitado na escola primária. Mas é apenas o começo duma hora movimentada para dezenas de vendedores de ovos em toda a cidade, na província litoral de Zhejiang, que preparam-se para fazer um lanche único e apreciado pelos moradores locais.
Bacias e baldes de urina de meninos são colectados dos sanitários das escolas primárias. Trata-se do ingrediente chave no fabrico dos “ovos de meninos virgens”, uma tradição local de molhar e cozinhar os ovos na urina dos meninos, de preferência com idade inferior a 10 anos.
Não há nenhuma boa explicação para o facto de ter que ser a urina dos meninos, apenas tem sido assim há séculos.
O cheiro desses ovos que estão a ser cozidos nas panelas de urina é inconfundível para pessoas que passam pelos muitos ambulantes que vendem a iguaria em Dongyang, alegando que tem propriedades notáveis para a saúde.
“Se comeres não vais contrair uma insolação. Esses ovos cozidos na urina são deliciosos”, disse Ge Yaohua, de 51 anos, dono duma das mais populares barracas de venda de “ovos de meninos virgens”.
“São bons para a sua saúde. A nossa família come os ovos em cada refeição. Em Dongyang, toda a família gosta de comé-los.”
Leva quase um dia inteiro para fazer esses ovos exclusivos, a começar por imergir e, em seguida, ferver ovos crus num pote de urina. Depois disso, as cascas dos ovos cozidos são partidas e eles continuam a borbulhar na urina por horas.
Os vendedores precisam de continuar a derramar a urina no pote e controlar o fogo para evitar que os ovos fiquem super-aquecidos e cozidos demais. Ge disse que faz a iguaria, popular devido ao sabor fresco e salgado, há mais de 20 anos.
Cada ovo é vendido por 1,50 iuan (0,24 centavos de dólar), um pouco mais que o dobro do preço dos ovos regulares, que ele também vende.
Muitos moradores de Dongyang, jovens e velhos, disseram que acreditavam na tradição transmitida pelos seus antepassados de que os ovos reduzem o calor do corpo, promovem melhor circulação sanguínea e, no geral, revigoram o corpo.
“Ao comer os ovos, não teremos qualquer dor nas nossas cinturas, pernas e articulações. Além disso, teremos mais energia quando trabalharmos”, disse Li Yangzhen, de 59 anos, que comprou 20 ovos de Ge.
Os ovos não são comprados somente nas barracas de rua. Os moradores locais também recolhem pessoalmente a urina dos meninos das escolas próximas para cozinhar a iguaria nas suas casas.
A popularidade do produto levou o governo local a listar os “ovos de meninos virgens” como património cultural intangível. Mas nem todo mundo é fã.
Os médicos especialistas chineses deram opiniões contraditórias sobre os benefícios para a saúde, com alguns a alertarem sobre as questões sanitárias que envolvem o uso de urina para cozinhar os ovos. Alguns moradores também disseram que detestavam os ovos.
“Temos essa tradição em Dongyang de que esses ovos são bons para a nossa saúde e que ajudariam a prevenir coisas como a obtenção dum resfriado”, disse Wang Junxing, de 38 anos. “Eu não acredito em tudo, então não como esses ovos.”