A fase de implementação de oito projectos de financiamento para o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique já está concluída, enquanto outros 12 e avaliados em cerca de 92,3 milhões de dólares estão em curso.
Por outro lado, dos 15 outros projectos de empréstimo do Banco Islâmico de Desenvolvimento em execução no país estão a consumir o correspondente a cerca de 139,4 milhões de dólares, segundo o Ministério das Finanças.
Aquele departamento governamental explica que deste universo de projectos de empréstimo, cinco são em donativos e destinam-se à assistência técnica do Tribunal Administrativo (TA), no valor de 2,9 milhões de dólares.
Estas informações constam de um documento do Ministério das Finanças que dá a conhecer a deslocação, a partir de Sábado, do respectivo titular da pasta, Manuel Chang, para Sudão onde irá participar na 37ª reunião anual do Banco Islâmico de Desenvolvimento para fazer balanço das actividades realizadas pela instituição em 2011, em forma de operações do BID e eleição de novos auditores do banco para 2013.
Chang está acompanhado pelo governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, e de quadros do seu ministério e do banco central moçambicano.
Moçambique é membro do Banco Islâmico de Desenvolvimento desde 1993, altura em que passou a beneficiar de fundos para sectores das Infra-Estruturas, Educação e Saúde.