Duas pesquisas divulgadas, Quarta-feira, mostraram o presidente conservador Nicolas Sarkozy como líder nas intenções de voto para as eleições presidenciais de Abril, e uma redução da vantagem do socialista François Hollande na simulação para o segundo turno, em Maio.
No levantamento TNS-Sofres/Sopra, Sarkozy aparece com 29 por cento das intenções de voto, 1 ponto à frente de Hollande.
O presidente, candidato a um segundo mandato, cresceu três pontos percentuais em duas semanas, enquanto Hollande caiu dois.
A pesquisa, que ouviu mil pessoas, foi feita, Segunda e terça-feira, ainda sob o impacto da caça policial ao militante islâmico Mohamed Merah, que matou três soldados, um rabino e três crianças judias, este mês, no sul da França.
Merah acabou sendo morto por policiais depois de um cerco de 30 horas, Quinta-feira passada. A outra pesquisa, do instituto CSA, mostrou Sarkozy a consolidar a sua vantagem no primeiro turno.
Ele manteve-se com os mesmos 30 por cento que tinha em Fevereiro, enquanto Hollande caiu de 28 para 26. Ambas as pesquisas mostram Sarkozy a reduzir a vantagem de Hollande no segundo turno.
No levantamento TNS-Sofres, a vantagem do socialista caiu de 16 para 10 pontos percentuais (é agora de 55 x 45 por cento).
O CSA estima uma disputa ainda mais acirrada, com a vantagem de Hollande a cair de 8 para 6 pontos (53 x 47).
Os analistas dizem que Sarkozy tem crescido porque o incidente com Merah permitiu-lhe encarnar o seu personagem favorito, o de “primeiro-policial” do país.