O Ministério moçambicano da Justiça vai construir um complexo prisional com capacidade de albergar um universo de 3000 reclusos, no quadro de esforços visando descongestionar os estabelecimentos prisionais.
O complexo prisional, avaliado em 48 milhões de meticais (1,8 milhões de dólares americanos), cujas obras arrancam ainda no decurso do corrente ano em parte ainda por identificar na região Sul do país, vai integrar todos os níveis de cumprimento de penas entre eles a máxima segurança, menores, femininos, penas regulares, entre outros níveis.
O comunicado do Ministério da Justiça, recebido pela AIM, refere que o montante será desembolsado pelo orçamento do Estado. Aliás, este é um pressuposto fundamental para a conclusão das obras e a sua entrada em funcionamento.
Serão desenvolvidas na nova penitenciaria várias actividades como é o caso da agrícola e industrial. Os reclusos serão também formados em áreas técnicas como serralharia, carpintaria e avicultura.
O Ministério da Justiça construiu já três cadeias de raiz, uma em Muecate, província de Nampula, Norte do país, com capacidade para albergar 160 pessoas; uma outra em Mabote, província meridional Inhambane, com capacidade para 40 reclusos e a terceira, uma Prisão Escola para menores, em Boane (Maputo) com capacidade para 200 reclusos.