O Metical, a moeda moçambicana, registou uma ligeira depreciação em relação ao dólar norte-americano durante a primeira quinzena deste mês.
De acordo com o Banco de Moçambique, nesse período, a cotação média do Metical face ao dólar no Mercado Cambial Interbancário (MCI) foi de 27,41 meticais, o equivalente a uma depreciação nominal de 0,37 por cento.
Em termos acumulados, a moeda nacional depreciou desde o início do ano em 0,99 por cento, enquanto em termos anuais, manteve-se no terreno de apreciação nominal ao situar-se em 11,64 por cento.
No mesmo período, a taxa de câmbio praticada pelos bancos comerciais nas suas transacções com o público foi de 27,53 meticais/dólar norte-americano, o equivalente a uma depreciação de 0,69 por cento, face a 0,15 por cento na quinzena anterior.
Como resultado, o diferencial entre a taxa de câmbio das cotações no MCI e a média praticada pelos bancos comerciais nas suas operações com o público, no período em análise foi de 0,44 por cento.
Por outro lado, o ‘spread’ entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio e bancos comerciais nas suas transacções com o público desacelerou de 4,44 por cento no fecho da quinzena anterior para 4,01 por cento na quinzena em análise, mantendo a tendência de redução observada desde o início de 2012.
Do cruzamento entre a cotação do dólar norte-americano na praça de Londres com o câmbio desta moeda no mercado doméstico, resultaram, para o último dia da quinzena em análise, cotações de 35,79 meticais por euro e 3,59 meticais/ rand sul-africano.
Estas cotações correspondem a uma apreciação nominal do Metical de 2,61 por cento e 2,45 por cento face ao euro e ao rand respectivamente, comparativamente a última quinzena de Fevereiro.
Em termos acumulados, a moeda nacional depreciou, em termos nominais em 1,88 por cento e 8,13 por cento face ao euro e ao rand, enquanto, em termos anuais, o metical apreciou em relação às duas moedas, na magnitude de 16,92 por cento face ao euro e 18,96 por cento relativamente ao rand.