Uma pessoa perdeu a vida e outras sete contraíram ferimentos, duas das quais em estado grave, durante as últimas 24 horas, nos distritos de Chibabava e Dondo, em Sofala, em consequência de dois acidentes de viação, informou, Quinta-feira, a Polícia.
Segundo o jornal Diário de Moçambique, o finado e os cinco feridos foram vítimas de capotamento de dois camiões pesados, cujos motoristas perderam o controlo de condução nas estradas Nacional número um e seis (N1 e N6), respectivamente.
Mateus Masibe, chefe de secção de imprensa no comando provincial da PRM nesta parcela do país, afirmou que o primeiro desastre, que resultou na perda de vida de uma pessoa, ocorreu na N1 entre rio Revue e a região de Goonda, envolvendo um camião da marca Volvo, AAX-851-MP, pilotado por Alson Chivava, de 48 anos.
Este veículo pesado fazia o trajecto Muxúnguè-Inchope, tendo o condutor perdido o controlo da viatura e posteriormente capotado, resultando na morte deste e no ferimento de outras duas pessoas. A Polícia aponta excesso de velocidade como as prováveis causas do sinistro.
O outro acidente, registado também nas últimas 24 horas, ocorreu na N6, no distrito do Dondo, próximo da báscula, quando um camião pesado da marca Toyota, com a chapa de inscrição MMB-58-51, guiado por Dona Johan Hote, de 33 anos, capotou, provocando traumas em cinco pessoas, duas das quais em estado grave.
O carro em causa circulava no sentido Mafambisse-Beira. Aponta-se excesso de velocidade como a plausível causa do sinistro.
Entretanto, o nosso interlocutor afiançou que durante aproximadamente nove horas de tempo (entre 15 e 23 horas) de anteontem, a circulação de automóveis pesados esteve paralisada, na zona de Walumua, na N6, em Nhamatanda, devido a avaria de dois camiões nos dois sentidos.
Mateus Masibe afirmou que a avaria dos dois camiões se deveu ao mau estado da rodovia.