Dois menores de idade, Costa Jorge e Jordão Jorge, de quatro e cinco anos respectivamente, naturais e residentes no distrito de Monapo na localidade de Nacololo a 95 quilómetros da cidade de Nampula foram queimados nas mãos pela própria mãe, depois de no interior da casa ter desaparecido amendoim que havia sido guardado pela progenitora.
Segundo a polícia em Nampula, Amina João, de 34 anos de idade, mãe dos petizes quando regressou da machamba onde tem realizado as suas actividades para o garantir o sustento do seu agregado familiar teria ficado surpreendida com quantidades ínfimas de amendoim que havia deixado. Depois das investigações por ela feitas constatou que a quantidade de amendoim em falta teria sido consumido pelas duas crianças e decidiu castiga-las. Amina terá começado por amarrar as mãos dos pequenos e em seguida levado-as aolume, tendo os miúdos contraído ferimentos graves.
Costa e Jordão Jorge foram submetidos à tratamentos intensivos e um deles encontra-se já no Centro de Saúde do distrito de Monapo. Aliás depois dos cuidados médicos, constatou-se um menores ficou seriamente ferido em ambas mãos enquanto a outra criança um sofreu ferimentos apenas na mão direita.
Inácio João Dina, porta-voz do Comando Provincial da Polícia da República de Moçambique em Nampula, em entrevista ao Jornal @Verdade referiu que já foram instaurados processos-crime e Amina João vai esperar o seu julgamento nas celas do Comando do distrito de Monapo onde se encontra neste momento. Dina referiu que, apesar de crimes iguais a estes casos terem reduzido drasticamente, esta é uma prova de que a nível das comunidades rurais a situação ainda é preocupante.
Outros casos criminais
Ainda na semana finda a polícia registou um caso de uma amputação de um dedo de uma cidadã, que foi encontrada pela esposa na companhia do seu marido. Na sequência da disputa passional que aconteceu um bebé de sete meses caiu dos braços de uma das mulheres e acabou por perder a vida no dia seguinte, ao que tudo indica em resultado de ferimentos internos decorrentes da queda.
Esta situação aconteceu no passado dia 14 do presente mês no bairro de Mutauanha quando um senhor que não conseguimos obter a sua identificação convidou a vizinha, por sinal a sua amante, para um local onde se consome “cabanga”, uma bebida tradicional feita de farelo de milho e açucar. Chegados ao local, minutos depois foram surpreendidos pela esposa do referido homem e por falta de esclarecimentos as duas mulheres entraram em confrontação que resultaram dos ferimentos e morte já mencionados.
Entretanto, durante a semana do dia 10 a 16 na província de Nampula foram registados nos dados policiais nove crimes contra 19 do igual período anterior, sendo oito esclarecidos o que perfaz uma execução policial em cerca de 89 por cento.
Destes crimes resultaram 16 detenções nas diferentes esquadras da província de Nampula, e a maioria dos casos são ofensas corporais e qualificadas.
Em relação aos acidentes de viação foi registado um contra sete no igual período. Cerca de 2.128 viaturas foram fiscalizadas 306 passadas multas, sete foram apreendidas e foi efectuada uma detenção por condução ilegal.