Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

França vai financiar projectos de água e saúde em Moçambique

O Governo francês vai disponibilizar um total de 40,9 milhões de euros para financiar a expansão do projecto de abastecimento de água nas cidades de Maputo e Matola, bem como para financiar a formação de pessoal na área da saúde.

Deste montante, 40 milhões são um empréstimo destinado ao projecto de abastecimento de água nestas duas cidades de sul de Moçambique, enquanto os remanescentes 900 mil euros são um donativo a ser usado para o reforço da formação em anestesia e reanimação.

A concessão destes financiamentos foi formalizada, Segunda-feira, em Maputo, com a assinatura de dois acordos (do crédito e do donativo) pelo Ministro das Finanças (em representação do governo), Manuel Chang, o Embaixador da França em Moçambique, Christian Diziano, e o director da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) no país, Dimitri Kanounnikoff.

Falando momentos após a assinatura do acordo, o Ministro das Finanças disse que o acordo de crédito, Segunda-feira, assinado vai assegurar a materialização e consolidação das actividades de extensão do Projecto de Abastecimento de Água a Maputo e Matola.

Segundo Chang, com este projecto pretende-se atingir os objectivos de desenvolvimento do milénio, aumentando o número de pessoas que beneficiam de uma ligação de água potável dos actuais 880 mil habitantes para 1,5 milhões até 2014.

Por seu turno, o Embaixador francês em Moçambique explicou que o donativo de 900 mil euros destina-se à formação de 10 médicos e 10 formadores para os quadros enfermeiros na especialidade de anestesia e reanimação e instrumentista das salas de operação.

“Este (acordo) inscreve-se no quadro do Contrato de Redução da Dívida e de Desenvolvimento assinado entre Moçambique e a França”, disse o Embaixador, acrescentando que “estou orgulhoso que a cooperação francesa possa acompanhar o país nestes empreendimentos tão indispensáveis para ao bem-estar e ao desenvolvimento da população”.

A França intervém nas áreas socioeconómicas de Moçambique desde 1981, focando as suas acções nas áreas de infra-estruturas (no sector de água urbana, energia, transportes e telecomunicações) e meio ambiente, nomeadamente no desenvolvimento do turismo ao redor das áreas protegidas do país.

Igualmente, aquele país europeu presta apoio directo ou por intermediação bancária ao sector privado, bem como as Organizações Não-governamentais francesas que operam em Moçambique.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts