Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Nampula obteve 2011 uma produção global de 37 milhões de meticais em 2011

Nampula obteve 2011 uma produção global de 37 milhões de meticais em 2011

A província de Nampula conheceu em 2011 um crescimento na produção global de 37 milhões de meticais contra 33 que tinham sido arrecadado em 2010, resultado da colecta de receitas e outras actividades produtivas. Estes indicadores são aliados a expansão de serviços de transmissão de dados e voz, através de instalação de fibra óptica o que permite com que os distritos tenham condições para instalação de sistemas electrónicos como é o caso de e-SISTAFE que atualmente abrange 16 sedes distritais dos 21 existentes na província de Nampula.

A nossa reportagem soube que os distritos que não foram abrangidos pela Fibra óptica são os de Lalaua, Mecuburi, Mogincual, Muecate e Nacarôa o que faz com que o sistema de finanças use meios alternativos para o controle das receitas descentralizadas e captação de receitas naqueles distritos.

Por outro lado, Nampula esta a conhecer um fluxo de grandes empresas e projectos de investimento nas áreas de florestas, infra-estruturas, agricultura, exploração mineira, turismo, industria entre outros onde o destaque vai para as empresas Lúrio Green Resources, Matanuska, Jacaranda, PROSAVANA, Kenmare, Projecto de fasfato Evate e de Terminal de Carvão, Turismonas Ilhas Caldeira e Nejovo, Nuaro Lodge, Coral Lodge, Fabricas de Refresco e de Cervejas, asfaltagem da estrda Nampula-Cuamba, estrada número um Ligonha-Nampula e Namialo-Rio Lurio.

O governador da província de Nampula Felismino Tocoli disse que há condições favoráveis para acelerar a actividade produtiva, conforme consta do programa quinquenal do governo 2010-2014 que define a produção agrícola, bancarização da economia como prioridade e a expansão da rede bancária, associada à vários tipos de incentivos e benefícios fiscais da própria legislação, principalmente para o meio rural.

Felismino Tocoli disse ainda que aquela província vai continuar a trabalhar no sentido de melhorar as condições de colecta e aquisição de fundos para os cofres do estado com base na maximização do sistema electrónico de controle das verbas orçamentais. Tocoli afirmou que a visão da província é no presente ano serem abrangidos os cinco distritos da província de Nampula que não beneficiaram da rede de fibra óptica com a visão de serem implementados os sistemas electrónicos simplesmente e-SISTAFE.

Aliás aquele governante afirmou que dos cinco distritos que não beneficiaram da rede fibra óptica já tem no seu Plano Económico Social (PES), aquisição de computadores e outros materiais afins para a instalação de terminais de e-SISTAFE.

O governador de Nampula fez saber que a visão do governo é tornar a província de Nampula como maior província na aquisição de receitas para os cofres do estado através de cobranças e produção de alimentos como a prioridade principal para reduzir a pobreza urbana.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts