Começa este sábado a maior festa do futebol moçambicano: O Moçambola. A cerimónia de abertura terá lugar no campo do novo primo-divisionário, o Futebol Clube de Chibuto. Voltam os golos, as polémicas e as acusações de corrupção para atiçar a paixão dos adeptos durante 26 episódios de uma prova que vai entreter os moçambicanos. Mais no Centro e Norte do país, diga-se, do que no Sul onde os campos se apresentam, regra geral, vazios.
@Verdade publica, nesta edição, o potencial dos clubes. Mostra os seus plantéis que, no fundo, traduzem as suas forças e ambições. Contamos, contudo, com novas equipas e a abnegação dos históricos. O Futebol Clube de Chibuto é novo nestas andanças, mas como toda a equipa habituada a ganhar, embora num escalão inferior, chega com esse ADN ao Moçambola. Não será, portanto, um adversário fácil. O Têxtil de Púnguè e o Ferroviário de Pemba são velhos conhecidos desta prova. Conhecem as manhas do Moçambola e sabem para o que vêm: não descer de divisão.
Esperamos que, neste campeonato, as acusações e os erros de arbitragem sejam provados por via de imagens televisivas sólidas. Não adianta, sem poder provar, atribuir nomes. Exijamos, também, uma melhor qualidade de transmissão das partidas.
No que diz respeito à Liga Moçambicana de Futebol, esperamos que seja mais célere nos castigos. Não queremos ver a situação do Moçambola passado porque isso não prestigia uma entidade que se pretende séria. O Matchedje não devia descer na secretaria e muito menos pagar por um erro que não lhe diz respeito.
Que venha o espectáculo…
Confira o Calendário dos jogos da primeira volta: