Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Metical verga em Fevereiro perante Dólar dos EUA

A divisa moçambicana, o Metical, registou um comportamento misto em Fevereiro de 2012 face ao Dólar dos Estados Unidos da América (EUA) e ao Rand, tendo apreciado em 20% relativamente à moeda da África do Sul e depreciado em 0,74% face à moeda da maior potência económica e militar do mundo.

A depreciação acumulada da moeda nacional foi de 0,63%, igualmente em Fevereiro último, segundo o Banco de Moçambique (BM), realçando que em termos de variação anual o Metical manteve a apreciação de 12,21%, em Fevereiro de 2012, após 15,58% no mês anterior.

O spread entre as taxas de câmbio médias praticadas pelas casas de câmbio nas operações com a sua clientela e as das cotações no Mercado Cambial Interbancário (MCI) abrandou em 1,36 ponto percentual quando comparado com o mês transacto, situando-se em 4,74% em Fevereiro último.

Crédito malparado

Analisando os indicadores de estabilidade do sistema financeiro, o Banco de Moçambique indica ter constatado que em Fevereiro último apresentaram sinais robustos, com o crédito malparado do sector bancário a registar níveis baixos e controlados, propiciando um maior espaço para a expansão do crédito à economia.

Entretanto, e no concernente à inflação, o BM diz que nas economias da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) destaca-se a sua desaceleração em Janeiro, à excepção da África do Sul que subiu para 6,3%, isto em termos da inflação anual.

Em Moçambique, a inflação reduziu para 4,3% e para 6,4% no Malaui, contra 8,8% de queda na Zâmbia, Botsuana e Tanzânia. Já em Fevereiro último, este indicador reduziu em Moçambique e na Zâmbia para 2,48% e 6,0%, respectivamente.

Quanto ao comportamento das moedas dos países da SADC, informações em poder do Correio da manhã indicam que o Dólar dos EUA manteve-se no terreno de perdas nominais face à Rupia das Maurícias em 1,34%, ao Pula do Botswana em 7,42% e ao Metical em 13,3%, contra ganhos nominais em relação ao Kwanza de Angola (2,30%), Shilling da Tanzânia (5,43%), Rand (7,39%), Kwacha do Malaui (10,02%) e Kwacha da Zâmbia (10,70%

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts