A Marinha do Gana interceptou um petroleiro que transportava petróleo fraudulento tirado dum campo petrolífero na Nigéria, revelaram, Sábado, as Forças Armadas Ganenses.
O navio MV Madina tentava transferir o petróleo fraudulento para um outro petroleiro da empresa de produção Saltpond Offshore Producing Company Limited (SPOCL), na região central do Gana.
O director das Relações Públicas das Forças Armadas Ganenses, o coronel M’Bawine Atintande, declarou que o navio foi interceptado, Quinta-feira última, na sequência duma informação dos seus colegas nigerianos.
O director-geral da SPOCL, Quincy Sintim Aboagye , que recebeu antes informações sobre o crude roubado, ordenou que o navio fosse bloqueado até à chegada das autoridades da Marinha do Gana.
A Agência Ganense de Notícias (GNA) indicou que os proprietários do navio foram contratados para recuperar o petróleo a partir do campo petrolífero marginal na Nigéria para o transferir para um petroleiro de maior capacidade, o MV North Wind Grace, mas o capitão e a tripulação conspiraram para desviar a carga.