As localidades de Macorococho, Bebedo, Nhampoca e parte de Metuchira, na província central de Sofala, estão isoladas da vila sede de Nhamatanda, em consequência das inundações provocadas pelas chuvas torrenciais que se registam desde a passada segunda-feira.
Segundo o jornal Noticias, a estrada regional Nhamatanda/Metuchira foi interrompida na ponte sobre o rio Metuchira que se encontrar submersa e impede a ligação com outros pontos daquela parcela do país.
O administrador do Distrito de Namatanda, Sérgio Mioane, disse que a interrupção da via dificulta a movimentação de camponeses no processo de comercialização de excedentes agrícolas. Assim sendo, os residentes daquela zona percorrem longas distâncias para chegar a vila-sede de Nhamatanda para comprar produtos alimentares e procurarem assistência médica e medicamentosa, pelo facto de as unidades sanitárias localizadas no interior daquele distrito não estarem a funcionar em pleno devido as inundações.
Por sua vez, o líder comunitário da localidade de Bebedo considera que a interrupção da via pode afectar o rendimento pedagógico dos lhos porque muitos estudantes enfrentam dificuldades para ir a escola. A mesma situação afecta mais de 800 alunos residentes no primeiro bairro da localidade Metuchira, onde Governo garante a travessia gratuita de barco.
Em relação as famílias que perderam casas, o Governo já iniciou a construção de casas que irão beneficiar cerca de 4.800 famílias em Metuchira. A fonte revelou que os 2680 alunos que ficaram sem as suas 25 salas, forma enquadradas na Escola Secundaria de Nhamatanda, tendo retomado as aulas na passada segunda-feira.