Um suíço que vestia um traje de voo especial passou a voar sobre os Alpes a 500 quilômetros por hora neste sábado, no que sua equipe disse ter sido a primeira vez que alguém atravessou essa montanhas em queda livre.
O paraquedista Remo Laeng, de 36 anos, saltou de um avião a 7.500 metros de altura, perto da estação de esqui suíça de Verbier, e voou em direção ao sul a toda velocidade sobre os Alpes. Laeng voou durante quatro minutos antes de cruzar o pico do Grande Combin, de 4.314 metros, no sudoeste da Suíça, para atingir a sua meta.
O voo em traje especial, que foi desenvolvido pela primeira vez na década de 1990, usa um macacão especial com membrana entre os membros para aumentar a área de superfície do corpo e lhe dar sustentação para permitir que plane antes de abrir o seu paraquedas.
Laeng abriu o seu paraquedas depois de um passeio de sete minutos, planando horizontalmente por 26 quilômetros antes de aterrar em segurança em Aosta, na Itália, informou a agência de notícias suíça SDA.
Um dos seus maiores desafios durante o voo foi decidir se ele tinha bastante altitude para passar por cima do Grande Combin. “Não corro riscos”, disse ele. “Se vejo que não é o suficiente, desisto do voo… nunca tive a menor dúvida.”