Paulino Fernando António, leitor do Jornal onde V.excia. é digno dirigente, venho por este meio, pedir a sua autorização de publicação da minha carta, que abaixo apresento:
Paulino Fernando António, cliente do Banco Socremo, Delegação da Beira, titular da conta Nr. 49316934, venho por este meio exprimir o meu grito de Socorro à V.excia, pelo seguinte:
1 – Dia 29/04/2011, dirigi-me a uma caixa electrónica (ATM) do Banco Terra a fim de fazer levantamento de valores. Só que, na altura, a máquina não estava disponível. Segui para a ATM do BCI que fica em frente das LAM (tentei nas duas caixas), a situação foi a mesma. Continuei até à ATM do Banco Austral que fica próximo da Companhia das Águas de Moçambique. Aí foi pior. A máquina nem sequer reconheceu o cartão.
Daí, fui à ATM próxima, que é do BCI (próximo das Águas). Aqui, finalmente, consegui levantar o valor de 5.000,00MT (cinco mil meticais). De referir que o Banco, ao invés de debitar 5.000,00MT (cinco mil meticais) levantados, debitou 15.000,00MT (quinze mil meticais). Neste contexto, fiquei lesado em 10.000,00mt (dez mil meticais). Notei esta diferença através do saldo que mostra o recibo de levantamento.
2 – No dia 02 de Maio/11, fui ao Banco (balcão) para reclamar o sucedido em relação à minha conta. Para isso, pedi o extracto da mesma. Foi ali que descobri que o Banco debitou-me 15.000,00Mt e não 5.000,00Mt no dia 29/04/11.
Imediatamente coloquei a questão. Disseram que devia contactar a Dona Isa, pois era a pessoa indicada para estes casos. Esta mandou fazer a ocorrência e fila na hora.
Passado um mês sem resposta, voltei ao Banco para saber. Saí sem sucesso. Ela já não fazia parte do Banco. Mandaram-me falar com o gerente (Sr. Isaías).
Contactei o Sr. gerente, este mandou-me preencher de novo a ocorrência e disse que ia resolver o assunto o mais rápido possível porque estava a preparar o gozo da sua licença disciplinar. Passados alguns dias, voltei ao Banco, também não tive sucesso, senão dizer que ia de férias e que na ausência dele podia contactar o Sr. Feliciano. Também contactei o Sr. Feliciano. Não dizia nada de jeito, senão: “Estamos a tratar do assunto”.
No final, disse-me que ia de férias. Mas sobre o meu assunto podia contactar a dona Helena. No dia 04 de Agosto/11, contactei a dona Helena, ela disse-me que o sistema confirma que levantei o dinheiro. E mais, o assunto foi remetido à Interbancos.
Excias,
Peço que me ajudem, já falei com gerente do Banco, com minha gestora de Conta, Dona Laura e outros elementos daquela instituição bancária, só que me parece estarem limitados. Agora, o que devo fazer para reaver o meu dinheiro?
1 – Como é possível levantar na ATM 15.000,00MT, se o LIMITE diário neste Banco é de 10.000,00?
2 – Será que precisam de tanto tempo para resolver um caso deste?
3 – O que está a acontecer? Será que estou perante um Banco que não merece confiança?
4 – Como pode assim Moçambique desenvolver, se as pequenas economias que a gente consegue alguém as retém?
5 – Se é que vão repor, quem pagará todo o tempo em que o meu dinheiro ficou empatado?
Antecipadamente agradeço a atenção de V. Excia.
Atentamente,
Paulino Fernando António Contactos: 825142388, 848305363
Emails:paulino@cpmz.co.mz,paulinhochanze@yahoo.com, paulinofantonio@gmail.com
Mediante a reclamação apresentada pelo Senhor Paulino Fernando António, @Verdade contactou a Direcção do Banco Socremo, em Maputo. Quando chegámos ao local, foi-nos dito que a pessoa indicada para esse tipo de assuntos havia saído para o almoço, tendo-nos sido aconselhado a voltar às 14 horas do mesmo dia.
Na hora marcada foi-nos indicada uma senhora, esta por sua vez disse que pela dimensão do assunto não tinha competência para se pronunciar, imputando tal responsabilidade ao director da instituição.
A essa hora, o director encontrava-se reunido, daí que não nos podia receber. Pediram que deixássemos o nosso contacto telefónico para que o director nos ligasse depois da reunião, o que não veio a acontecer até a hora do fecho da nossa edição (17:00h, da quarta feira).
Entretanto, ficámos a saber de um funcionário do Banco Socremo, que a instituição já tinha recebido, há dias, a reclamação do Senhor Paulino e já estava a dar o devido encaminhamento.
O mesmo disse ainda que casos de género levam algum tempo (não especificado pela instituição), porque devem passar pela Interbancos, para que esta possa confirmar se o dinheiro foi ou não levantado.
Mais ainda, a senhora que nos recebeu disse que casos como o do Senhor Paulino, são frequentes nos utilizadores do cartão Ponto24.
NOTA: Caso o director do Banco Socremo nos venha a contactar, publicaremos nas próximas edições a sua versão. Mesmo que tal não aconteça, prometemos entrar em contacto com a Interbancos.