Bom dia @verdade, sou estudante do ISCAM, uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior de Moçambique, com destaque para as áreas de Contabilidade e Auditoria. De há uns tempos para cá já não temos aulas de Simulação Empresarial, uma cadeira importante para quem está a fazer os cursos de Contabilidade e/ou Auditoria.
Há falta de marcadores e os docentes recém-contratados não têm qualidade. Ademais, as casas de banho estão em péssimas condições, não temos um centro social e os computadores da sala de informática já não têm acesso à Internet.
Segundo as nossas fontes, as aulas de Simulação Empresarial foram interrompidas porque o provedor do sistema informático usado nesta cadeira decidiu cancelar, unilateralmente, o contrato que tinha com o Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria (ISCAM).
No dia 9 de Junho, o ISCAM assinou um protocolo de colaboração com a multinacional portuguesa PRIMAVERA BSS. O protocolo consiste na disponibilização do sistema de gestão empresarial da multinacional portuguesa para ser utilizado na componente prática de algumas cadeiras dos cursos leccionados naquela instituição. Uma dessas cadeiras é a de Simulação Empresarial.
A cadeira de Simulação Empresarial é leccionada no 3º ano do curso de Contabilidade e Auditoria e tem como objectivo preparar os alunos para a realidade que poderão encontrar no mercado de trabalho, tendo em conta que é ministrada com recurso a um programa informático que é usado na área de contabilidade.
Quanto à situação das casas de banho e do centro social, ficámos a saber que tiveram início, na última segunda-feira, as obras de reabilitação e remodelação das instalações daquela instituição de ensino superior, onde no passado funcionou o Instituto Comercial de Maputo. Espera-se que estas beneficiações abranjam todas as infra-estruturas degradadas.
Em relação ao acesso à Internet, à qualidade dos docentes recém-contratados e à falta de marcadores, aguardamos o pronunciamento do Director Pedagógico, Aboobacar Omar Ibrahimo.
No primeiro encontro que mantivemos com ele, prometeu enviar todas as respostas às preocupações acima referidas para o nosso endereço electrónico, o que, até ao fecho desta edição, não tinha acontecido. O referido encontro foi a 10 de Junho.