A Universidade Politécnica atribuiu, esta Terça-feira, em Maputo, o título de Doutor “Honoris Causa” ao cientista americano Immanuel Wallerstein, pela sua contribuição para o estudo de desenvolvimento das sociedades e economias à escala mundial, numa perspectiva de longa duração e com abordagens transdisciplinares.
A cerimónia, que teve lugar no anfiteatro desta universidade, contou com a presença do magnífico Reitor desta instituição de ensino superior, Professor Doutor Lourenço de Rosário, entre outros académicos e figuras do panorama sócio-político.
Na sua alocução, o Professor Doutor Dipac Jaiantilal, padrinho do laureado, argumentou no seu elogio académico a concessão deste título honorífico ao professor Wallerstein, afirmando que “é um dos mais eminentes investigadores e cientistas sociais da nossa época, se não mesmo o mais destacado entre os vivos”.
“Publicou até ao presente, perto de 60 livros, 18 dos quais como editor e coordenador, e 10 em co-autoria, traduzidos em dezenas de línguas, e publicou mais de 300 artigos em revistas científicas de prestigio”, afirmou Jaiantilal, para depois acrescentar que “nasceu numa família politicamente consciente que acompanhava e discutia os assuntos mundiais, preocupada com a luta contra o nazismo e o fascismo, e acompanhando o cisma na esquerda mundial, entre a Segunda e a Terceira Internacional que se reflectiam em diferenças entre o partido Liberal e o partido Trabalhista no Estado de Nova York”.
Por seu turno, Immanuel Wallerstein disse na sua primeira lição, cujo tema era “desenvolvimento e as suas possibilidades”, que Moçambique tem feito muito pela a sua economia nos últimos tempos, em termos de taxas de crescimento global e de melhoria das infra-estruturas nas suas principais cidades”.
“Claro, como sabemos, em quase todos países o crescimento económico tem sido acompanhado pelo aumento de renda e o que chamamos de desenvolvimento tem lados positivos para alguns e as suas desvantagens para os outros”, explicou Wallerstein.
Immanuel Wallerstein é cientista na área de Economia e Sociologia de Desenvolvimento, e é uma figura que reúne mérito, reconhecimento e prestígio internacional de carreira académica de longo prazo na história do pensamento económico da segunda metade do século XX até aos nossos dias.