Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Calma aparente defronte sede da Renamo em Nampula

Calma aparente defronte sede da Renamo em Nampula

A rua dos Sem Medos, na cidade de Nampula, capital da província com o mesmo nome, onde está localizada a sede do maior partido da oposição em Moçambique, a Renamo, está aparentemente calma na manhã desta quinta-feira, depois de alguma tensão nos últimos dias devido a presença de antigos guerrilheiro do partido e cerca de quatro centenas de homens armados que fazem parte da guarda pessoal do líder, Afonso Dlakhama.

Embora, desde que o líder da Renamo fixou residência na capital norte de Moçambique, a Polícia da República de Moçambique (PRM) faça uma vigilância quase permanente da zona nas últimas duas semanas o contingente policial foi reforçado com agentes da Força de Intervenção Rápida e, no início desta semana a presença das autoridades policiais foi ainda mais reforçada com mais homens do Grupo de Operaçao Especial que para além de estarem equipados com meios anti motins trazem armas de fogo e fazem transportar-se em veículos blindados.

A tensão aumentou em Nampula após o sequestro de um antigo soldado das Forças Armadas de Defesa de Moçambique no passado dia 8 de Fevereiro, de nome Emane Puantua, de 43 anos de idade.

A PRM em Nampula tem enfecetado vários contactos com direcção da Renamo para resolver esta situação de cárcere privado de forma pacífica, mas os esforços tem sido infrutíferos.

Desde o início da semana que a Polícia estuda-se outras estratégias no sentido de resolverem a questão por via pacífica porém, segundo o porta-voz da PRM “Quando os nossos diálogos esgotarem-se, vamos usar a força no local” sem contudo indicar prazos para a solução de mais este caso envolvento homens armados da Renamo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts