O Ministério da Defesa Nacional (MDM) decidiu prorrogar, até 15 de Marco próximo (mais 15 dias), o período do recenseamento militar do presente ano, medida que visa dar uma oportunidade para os que não puderam fazé-lo em tempo útil, segundo o titular do pelouro, Filipe Nyussi, falando, esta Quarta-feira, em Maputo, em conferência de imprensa.
A meta para o presente ano, segundo explicou Nyussi, era de recensear 160 mil jovens de ambos os sexos, nascidos em 1994 e alguns que não puderam fazé-lo nos anos anteriores.
O Ministro manifestou a sua satisfação pelo facto de esta cifra representar cerca de 80 por cento do previsto contra os cerca de 60 por cento dos anos anteriores.
Justificando a medida, Nyussi disse que, durante o período regular do recenseamento (1 de Janeiro – 29 de Fevereiro), o pais foi assolado por intensas chuvas e intempéries que dificultaram o acesso tanto dos jovens como dos recenseadores aos postos de recenseamento.
Com esta prorrogação, segundo Nyussi, o MDM espera recensear 95 por cento do universo previsto.
“Também tivemos casos de jovens que não conseguiram reunir a documentação requerida para o efeito a tempo devido a vários constrangimentos enfrentados nalguns distritos e localidades. Apesar de tudo, estamos encorajados porque continua o fluxo dos jovens aos postos”, disse Nyussi.