Nove indivíduos de nacionalidade etíope foram neutralizados, no último domingo, com documentação tanzaniana, nas matas do distrito de Nacaroa, província de Nampula, quando tentavam esconder-se dos agentes da polícia num Posto de Controlo naquele ponto do país, saindo de Cabo Delgado.
Segundo a polícia em Nampula, trata-se do segundo caso relacionado com a imigração ilegal, depois de quatro apreenções registadas nas duas semanas findas. Os nove cidadãos vinham numa viatura que não foi identificada e, quando se aperceberam da presença da polícia, optaram por abandonar o veículo e procuraram vias alternativas para não serem neutralizados.
Depois de descobertos, graças à denúncias populares, os indivíduos apresentaram documentos tanzanianos. De acordo com as fontes policiais, além dos nove cidadãos de origem etíope foram neutralizados outros oito estrangeiros, sendo um maliano, um serra-leonino, dois chineses, dois somalis e doi paquistaneses, com vistos falsos.
Além deste grupo, na semana de 17 a 23 do mês de Fevereiro foram repatriados quatro cidadãos (dois nigerianos, um malawiano e um da Guiné-Conacri). Inácio João Dina, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique em Nampula, disse que neste momento decorre um trabalho de investigação para se apurar as fontes de aquisição dos Vistos e Passaportes.
Dina afirmou que já foram criada uma equipa multissectorial, envolvendo a Polícia de Investigação Criminal e a Migração.