Moçambique é um dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) cujas exportações para Portugal cresceram em 2011, estimandose em 44 por cento.
No conjunto, o nível de vendas dos PALOP a Portugal mais que duplicaram em 2011, face a 2010, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
O volume de negócios chegou quase a três mil milhões de euros, com Angola a ser a grande impulsionadora do incremento das relações comerciais entre PALOP e Portugal, segundo imprensa lisboeta.
As vendas angolanas a Portugal, predominantemente de petróleo, aumentaram 109 por cento em 2011, comparando com 2010, noticia o jornal ‘Sol’, citando dados do INE.
Por sua vez, as importações que fazem a Portugal cresceram 22 pontos percentuais. De acordo com os dados do INE, o défice comercial de Angola face a Portugal está em queda acentuada desde o ano de 2009.
Face a 2010, também Cabo Verde verificou um aumento das suas exportações para Portugal, ultrapassando mesmo as importações, melhorando a balança comercial em 4,2 por cento.
Dados do INE revelam que entre 2005 e 2011 as vendas a Angola triplicaram, as transações para Moçambique quadruplicaram e as com destino a Cabo Verde duplicaram. Para além de Angola, Cabo Verde e Moçambique, integram os PALOP a Guiné- Bissau e S. Tomé e Príncipe.