A tela deles é um pedaço de muro de concreto ao longo da principal rodovia de Manila, onde circulam milhões de veículos todos os dias, exalando uma fumaça que contribui para a formação do nevoeiro nocivo à saúde.
Os murais ao longo da Avenida Epifanio delos Santos, porém, não são apenas artísticos, pois eles são feitos com uma tinta que funciona como um purificador de ar.
O novo tipo de tinta, criado pelo fabricante local Boysen, contém dióxidos de titânio modificados, feitos para quebrar e decompor a fumaça tóxica e transformá-la em substâncias não prejudiciais.
Embora o dióxido de titânio seja usado normalmente na tinta regular, as moléculas da versão modificada são micronizadas, um processo que as comprimem dez vezes a fim de potencializar a sua capacidade de decompor substâncias tóxicas quando activadas pela luz.
“Ele age como um foto-catalisador e, na presença da luz solar ou artificial, diminui os gases nocivos, como os dióxidos de nitrogénio e outros COVs (compostos orgânicos voláteis), no ar”, disse Patrick Negrete, engenheiro de projectos da Boysen.
Negrete afirmou que os testes em Manila e nas vias movimentadas da Europa registaram uma redução de pelo menos 18 por cento nos poluentes atmosféricos.
Agora, o governo da cidade de Manila fez uma parceria com a Boysen para acrescentar novos murais ao longo da altamente poluída Avenida Epifanio delos Santos, como parte de uma antiga iniciativa de combater a poluição atmosférica naquele lugar.
A rodovia tem o pior congestionamento das Filipinas. São mais de 2,5 milhões de veículos que ali circulam diariamente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) relatou que a poluição local é quatro vezes maior do que os níveis de segurança recomendados.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), Manila é uma das cinco cidades mais poluídas do mundo.
Estima-se que quatro por cento das mortes associadas a doenças na metrópole estejam ligadas à poluição atmosférica.
Dez artistas filipinos e estrangeiros foram convidados a pintar murais que cobrem mais de 8 mil metros quadrados de muro, colunas e pontes ao longo dos pontos da avenida que apresentam maior congestionamento.