Um ano depois de uma temporada de tornados nos Estados Unidos, que causou mais de 550 mortes e quase 30 biliões de dólares de prejuízos, um número acima da média de ciclones deve atingir o país em 2012.
Apesar de ser impossível prever se haverá uma repetição da série de tornados com muitas mortes de 2011, a empresa de previsão do tempo Accuweather.com disse, esta semana, que provavelmente haverá mais tornados do que o normal, espalhados pelos Estados Unidos.
A mudança climática está indirectamente ligada a essa previsão porque as tempestades fortes causam condições favoráveis a formação de tornados, e as tempestades fortes podem ser provocadas pela temperatura mais quente que o normal das águas do Golfo do México, de acordo com Paul Walker, meteorologista do Accuweather.
Os tornados causaram 28,7 biliões de dólares em prejuízo aos Estados Unidos em 2011, além das mais de 550 mortes, de acordo com o Centro Nacional de Dados Climáticos dos EUA.
O alto número de mortos e os graves danos do ano passado ocorreram principalmente porque alguns dos tornados mais violentos ocorreram em áreas bastante povoadas, como Joplin, no Missouri, e Birmingham, no Alabama, disse Walker.